quinta-feira, 23 de abril de 2015

RESUMOS – Encontro de Trocas 2015, 24 de abril - Évora - CIDEHUS

(só coisa boa !!!!!) 


Nome/ Filiação
 Resumo
Antónia Conde
Departamento de Historia
CIDEHUS
Património e Investigação, uma abordagem plural

A presente comunicação visa sublinhar as possibilidades de interacção entre o trabalho de investigação e o património, partindo da experiência das equipas dos Projectos de investigação financiados a nível nacional e internacional em que participamos. Efectivamente, a pluralidade de temáticas possíveis, permitindo o contacto com investigadores de áreas científicas distintas – conservação e restauro, antropologia, musicologia e organologia, história da matemática, história e historiografia da mulher, monaquismo feminino no Antigo Regime, história religiosa – é cativante, demonstrando a vitalidade dos Estudos de Património no panorama académico português, e possibilitando, especialmente através dos outputs, uma das melhores interacções entre a Universidade e a Sociedade.
Joaquim Carvalho
O campo arqueológico da cidade romana de Ammaia – Gestão de Ciência e Tecnologia

Carina Maurício

Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia da FCT, no CIDEHUS-UE. A colaborar na Fundação Cidade de Ammaia
Conservação e Restauro do Espólio Arqueológico da Cidade Romana de Ammaia

O trabalho desenvolvido no laboratório de Conservação e Restauro, tem como objetivo conservar e salvaguardar o espólio arqueológico da Cidade Romana de Ammaia, permitindo o seu estudo e/ou exposição.
Esta comunicação pretende dar a conhecer os princípios e objetivos da conservação e Restauro, assim como as metodologias e procedimentos utilizados no laboratório e exemplos do trabalho que tem vindo a ser realizado.

Dulce Maria Almeida Osório


Bolseira da FCT (BGCT) / L2
Da teoria à prática: Conservação e Restauro das Ruinas da Cidade de Ammaia

Esta apresentação tem como objetivo expor o estudo sobre a avaliação do estado de conservação das ruínas romanas de Ammaia, a análise e estudo analítico das argamassas de assentamento das estruturas arqueológicas e os seus resultados. Assim como a demostração dos testes de argamassas realizados em laboratório e a sua aplicação “in situ”. Finalizando com a proposta de tratamento e a intervenção de conservação e restauro na Porta sul- Torre Oeste e a sua estabilização estrutural.
João Rocha, Doutorado, 
Prof. Auxiliar do Departamento de Arquitectura da UEvora.

Jorge Sá
 Prof. Auxiliar do Departamento de Arquitectura da UEvora

Sofia Rodrigues,
Mestre, colaboradora do CIDEHUS.
O Documentário Vídeo como uma extensão do olhar sobre o Património. Alqueva, Foz Coa, Safi.

Apresentaremos 3 vídeos/documentários realizados no âmbito da nossa investigação com o CIDEHUS. Um sobre o Alqueva, outro sobre a Barragem do Alqueva e Foz Coa, outro sobre Marrocos.
Nicola Schiavottiello

Uma nova plataforma virtual para investigação e interpretação pública do património cultural.

With the advent of computer based visualization for cultural heritage dissemination, in museums, in visitors centres, on the web and on-site with specific mobiles applications, the role of archaeological public interpretation is being redefined.
The success of a 3d representation often depends upon the relationship between the storyteller, that holds the knowledge of a specific research, and the designer, that holds the tools in order to transmit that knowledge in an appealing visual form.
This communication shows one possible alternative way of interpreting archaeological and historical informations, coming from a pre-existing 3d model, with the use of a web platform. This tool tries to empower historians, archaeologist, curators, interpreters and cultural heritage storytellers in general, with a 3d real-time environment that will easily permit to edit and update scientific information and at the same time to create a number of interpretations via a text based interface. The corresponding visual interpretations are then automatically updated and ready for public dissemination.
Telma Bessa
Profª. univ. Estadual Vale do Acaraù - Ceará - Brasil
Estágio pós doutoral sob a supervisão de Ana Cardoso de Matos - CIDEHUS
Patrimônio, trabalho e narrativas: um diálogo possível

A investigação em andamento trata sobre maneiras de preservar os espaços de antigas fábricas instaurando novas formas de utilização deste patrimônio cultural. A pesquisa propõe a análise de experiências patrimoniais nas cidades de Sobral/Ceará; Guarulhos/ São Paulo, Campo Bom /Rio Grande do Sul. Busca realizar um amplo estudo das experiências culturais/patrimoniais nestes espaços possibilitando a recuperação das histórias destas práticas como lugares de memórias procurando compreender os significados dessas manifestações por meio da metodologia da história oral.
Armando Quintas
PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores.
A importância da indústria de extracção e transformação dos mármores do Alentejo, caso singular de industrialização em meio rural  e cuja actividade possui um peso económico de relevo desde o último século e meio, estimulou o CECHAP – Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, em colaboração com universidades portuguesas a lançar o presente projecto.
Esta iniciativa, tem como objectivo o estudo e inventário desta actividade industrial no período de 1852-1986, proporcionando a preservação de testemunhos materiais e imateriais, dando origem a novas problemáticas para o conhecimento do passado bem como contribuir para a consolidação da imagem e valor desta indústria e do reforço da identidade local.
Este projecto prevê também a disponibilização da informação recolhida, através de um portal digital que ficará acessível à comunidade cientifica e ao público em geral.
A coordenação científica está a cargo do IHC - Instituto de História Contemporânea, da FCSH-UNL contando com a colaboração do CEHC - Centro de Estudos de História Contemporânea, do ISCTE-IUL, e do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.
O projecto Património e História da Indústria dos Mármores conta com o apoio do INALENTEJO, do QREN - Quadro De Referência Estratégico Nacional e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do programa de Valorização do Espaço Regional (Eixo - 2), previsto nas candidaturas ao apoio daquelas instituições e cuja operação ALENT-08-0347-FEDER-002329 concedeu ao CECHAP o referido apoio.
José Rodrigues dos Santos
Tauromaquias: Património, ou maldição?
Ana Filipa Simões da Silva

Colaboradora do CIDEHUS

Álvaro Siza, Escultor

Álvaro Siza (1933) manifestou desde cedo o gosto pela Escultura. Em 1949 ingressa no curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto com uma intenção: mudar depois para Escultura. Mas não o fez.
Em 1998 Siza regressa publicamente a esta arte, afirmando não existirem no seu espírito diferenças entre ela e a  Arquitectura e manifestando o seu desacordo em relação às fronteiras existentes entre ambas.
A leitura da sua obra escultórica apresenta agora a prática arquitectónica como a principal responsável pelo fornecimento dos meios necessários para este seu regresso, e revela as suas abordagens como um fruto da relação entre as duas artes.
Ana Carvalho
CIDEHUS
Museus, Diversidade e Património Imaterial

Nas últimas décadas tem-se assistido ao reenquadramento de alguns dos principais museus etnográficos na Europa dedicados às culturas exóticas, uma reinvenção que tem ocorrido por via da reformulação de exposições permanentes ou pelo aparecimento de novos projectos museológicos. A globalização, o multiculturalismo e a preservação da diversidade cultural constituem desafios acrescidos para estes museus. Esta comunicação tem como ponto de partida o estudo “Museus, Diversidade Cultural e Museus no séc. XXI: O Emergir de Novos Paradigmas” desenvolvido no âmbito do doutoramento. Serão analisados três museus com colecções etnográficas: o Museum of World Culture, em Gotemburgo, o World Museum Liverpool e o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa. Os resultados deste estudo comparativo permitirão reflectir sobre a emergência de novos paradigmas e os desafios de uma museologia mais representativa, inclusiva e participativa.
Teresa Simão
Membro Integrado do CIDEHUS e Doutoranda em Linguística – U. E.
Património Imaterial Raiano – Particularidades do Léxico do Falar de Marvão

Sendo o Falar de Marvão um bom exemplo do vasto P.C.I. da raia, apresenta-se uma amostra do seu léxico, salientando as suas principais particularidades.
Conhecido o estado da arte relativamente aos estudos dialetológicos e ao P.C.I., destaca-se a importância da sua investigação e preservação.
Como as especificidades do espaço e das suas gentes condicionam a linguagem usada, caracteriza-se brevemente a raia do Nordeste Alentejano.
No plano lexical deste falar, apresentam-se exemplos de vocabulário comum a outros territórios e à norma, mas alterado por diversos fenómenos; bem como léxico característico da região. Neste domínio enquadram-se ainda as muitas alcunhas aí usadas.
Maria Filomena Gonçalves (CIDEHUS-UÉ)

Filipa Medeiros (CIDEHUS-UÉ)

Armanda Salgado (CIDEHUS-UÉ)
Projecto Recopa − Rede de Colecções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo

Com este projecto pretende-se criar uma rede que agregará, num único portal, 15 bibliotecas dos três distritos alentejanos. As bibliotecas parceiras têm em comum o facto de todas elas possuírem colecções de valor patrimonial (séc. XVI-1850) e de nunca terem sido alvo de intervenção e estudo. Além da constituição de um "Roteiro" e de uma Biblioteca Digital da Rede, o projecto RECOPA visa inventariar/preservar um património textual que, não raro, carece de restauro urgente, visando igualmente a sua disponibilização em meio digital. As edições digitais produzidas no âmbito do projecto RECOPA oferecerão várias ferramentas de pesquisa automática nos textos, o que potenciará a investigação histórica e linguística dos textos seleccionados. Resultante da cooperação e complementaridade entre domínios do conhecimento − Ciências da Informação e Documentação, Filologia/Linguística, História do Livro e da Leitura, Humanidades Digitais, Processamento da Linguagem Natural e Ciências da Computação − e sua transferência  para a comunidade, o projecto RECOPA contribuirá para uma "especialização inteligente" do Alentejo.
António de Abreu Xavier
O Discurso masculino e as mudanças no papel da mulher imigrante portuguesa na Venezuela.

Este estudo explora a dinâmica das mudanças culturais na imigrante portuguesa na Venezeula, Em particular, a posição feminina, me relação ao homem, ao casamento, à família e ao trabalho fora da casa, dependendo de como esta foi formatada pelo discurso público paradigmático por meio de regulamentações sociais.
Um breve contexto histórico do mundo de partida precede a análise histórica comparada com as histórias de vida de 100 mulheres portuguesas, chegadas a Venezuela antes de 1974. O quadro cronológico abrange o início do segundo período (1935 - 1948/9), terceiro (1948/9 - 1974/5) e parte do quarto (1974/5 até 2005) da presença portuguesa na Venezuela.
El discurso masculino y los cambios de rol en la mujer portuguesa inmigrante en Venezuela.
Este estudio indaga la dinámica de los cambios culturales operados en la mujer portuguesa inmigrante en Venezuela. En particular, es analizada la posición femenina, en relación al hombre, al matrimonio, la responsabilidad familiar y al trabajo fuera de casa, según cómo fue formateada por el discurso paradigmático oficial mediante normativas sociales.
Sónia Bombico
Bolseira da Doutoramento
CIDEHUS-UE
FCT
Da ânfora ao Montado: “Por mares nunca dantes navegados”

 A antiga província romana da Lusitânia exportava preparados de peixe, envasados em ânforas, para todo o Mediterrâneo. A Economia Marítima da Lusitânia e essas redes de trocas e comércio são o tema central da tese de doutoramento que temos vindo a desenvolver. O vestígio arqueológico de tampas de cortiça, em ânforas lusitanas, apresentou-se-nos como um dado novo, pouco citado e explorado, até à data. A sua presença regular despertou-nos para um conjunto de novos caminhos de investigação, que procuraremos percorrer e que aqui apresentaremos sumariamente.
Victor Manuel Diogo Correia

Professor do Ensino Básico e Secundário

Licenciatura LLM – Português/Espanhol / Ramo de Formação Educacional

Doutorando no Curso de Linguística – Universidade de Évora
Convenção Ortográfica do Barranquenho: desafios e compromissos

O barranquenho é uma língua ágrafa, motivo por que a criação de um sistema de escrita - convenção ortográfica do Barranquenho - constitui um enorme desafio. De acordo com a história e natureza do Barranquenho - língua mista, fruto do contacto entre o português meridional e o espanhol meridional - a Convenção deverá atender a factores exógenos e endógenos. A Convenção deverá por isso obedecer a uma selecção operada na de referência oral, ao interface entre código oral e código escrito e relação de assimilação/dissimilação entre as esferas polarizadoras (soluções gráficas nucleares) e gravitais (soluções gráficas secundárias) do sistema "latino-românico". Assim, a Convenção proposta funda-se numa perspectiva "ecológica", vale dizer, de fácil aquisição e autonomia relativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário